terça-feira, 11 de agosto de 2020

Martin Birch: Competência tem nome

 



O homem dos mil dedos. Ou melhor, o homem dos mil botões. Não importa! Martin Birch sempre foi membro de bandas com quem trabalhou. A produção é a função mais importante para qualquer banda que queira uma identidade forte e uma luz para composições ainda em carne e ossos, e isso Birch conduziu em sua vida com maestria.

Dentre as bandas com quem trabalhou, estão: Deep Purple, Fleetwood Mac, Rainbow, Whitesnake, Wishbone Ash, Jon Lord, Bernie Marsden, Black Sabbath, Blue Öyster Cult, Jeff Beck, Michael Schenker Group e tantos outros. Martin, muitas vezes, assumiu o posto de engenheiro de som e produtor em um mesmo disco. O incansável homem tinha um talento nato para o trabalho. 

Para os amantes brasileiros do Iron Maiden, Martin Birch produziu todos os discos da trupe de Steve Harris a partir de Killers até Fear of the Dark. Conseguiu sacar como a coisa evoluiu nas mãos do britânico? Com isso, é plenamente satisfatório dizer que o produtor teve papel fundamental no desenvolvimento do heavy metal na década de 70 trabalhando com o Rainbow de Ritchie Blackmore até pular para o barco de Toni Iommi em Heaven & Hell, em 1980.

Descanse em paz, Martin. Obrigado por tanto. Competência tem nome!

Nenhum comentário:

Postar um comentário